NOVIDADES NA JUCESP DEVEM TRAZER SIMPLIFICAÇÃO AOS CONTRIBUINTES
Recentemente, o governador Geraldo Alckmin sancionou um decreto aprovando novo regulamento que viabilizou reformas e transformou a Junta Comercial do Estado de São Paulo em autarquia.
Uma das mudanças mais significativas a partir de agora será a união da Jucesp à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o que deve possibilitar a implantação de um processo único de abertura e encerramento de empresas, pela internet, para os contribuintes do Estado de São Paulo, reunindo procedimentos de todos os órgãos envolvidos.
Para o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, esta simplificação é um antigo anseio do empreendedorismo. "Todos têm a ganhar com a agilidade que virá com esta desburocratização", destaca o líder setorial.
Outra boa novidade prevista é a junção dos sistemas da Jucesp e da Receita Federal do Brasil, que permitirá ao órgão estadual a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), juntamente com o do Número de Inscrição no Registro de Empresas (Nire).
Novos termos para abertura e encerramento
A Junta Comercial também reformulou recentemente os termos de abertura e encerramento de livros. O intuito é de padronizar os documentos, alinhar os processos à legislação vigente, agilizar os trâmites e também reduzir o número de indeferimento de pedidos.
Fonte: Sescon